Licenciada/Pixabay

35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável

No dia 22 de março, data que busca a conscientização mundial da água, vale destacar que milhares de pessoas não dispõem desse recurso tão essencial à vida humana. A falta ou ausência de água e os racionamentos, são realidade para milhões de pessoas, inclusive no Brasil, país com maior oferta de água potável do mundo.

Segundo dados do Ranking do Saneamento, divulgado em 2021, cerca de 35 milhões de brasileiros – 5,5 milhões nas 100 maiores cidades do País –, não têm acesso à água potável e 100 milhões de pessoas à coleta e tratamento de esgotos, sendo 21,7 milhões nos maiores municípios.

Da água disponível no planeta, 2,7% corresponde à água doce, sendo apenas 0,1% corresponde à água disponível para utilização em todo o mundo.

Entre as ações para garantir a preservação do ciclo vital da água estão proteger nascentes e mananciais, reflorestar as margens dos rios, evitar o desperdício, consumir de forma consciente, tratar devidamente os esgotos, além de diminuir a produção e descarte de resíduos (lixo). (Fonte: O Diário)

 

Compartilhe!