Os catadores de materiais recicláveis são duplamente afetados pela crise da Covid-19: de um lado, eles estão expostos ao próprio risco de contaminação, uma vez que os materiais coletados podem ter sido manuseados por pessoas infectadas; e de outro, experimentam uma redução drástica em suas rendas, já que o preço do material está muito baixo, e muitos depósitos fecharam as portas durante a pandemia.
O Núcleo Alter-Nativas de Produção da Escola de Engenharia da UFMG tem prestado assistência aos catadores de materiais recicláveis nessas duas frentes. Pesquisadores do grupo ajudam esses profissionais a buscar fontes alternativas de remuneração e a negociar com os órgãos públicos medidas que minimizem os impactos da Covid-19.
Em entrevista à TV UFMG, a catadora de materiais recicláveis Neli Medeiros destaca o trabalho do projeto. Confira no vídeo. (Fonte: Núcleo de Comunicação da UFMG)
Entrevistados: Francisco Lima, professor da Escola de Engenharia da UFMG, Marcelo Souza, doutorando em Engenharia de Produção da UFMG, Juliana Gonçalves, pesquisadora do Núcleo Alter-Nativas de Produção, e Neli Medeiros, catadora de materiais recicláveis
Equipe: Diogo Diniz (produção), Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)