O descarte incorreto do lixo é responsável por gerar uma série de transtornos nas cidades, como a contaminação dos rios e praias, a proliferação de doenças e também a poluição visual. Para conscientizar a população sobre a necessidade da adoção de boas práticas e atitudes sustentáveis, será realizada de 23 de outubro a 1 de novembro a 1ª Semana Lixo Zero de Vitória (ES), organizada pelo Coletivo Lixo Zero Vix.
O evento contará com diversas atividades como caminhada ecológica, ações de limpeza, lançamento de ecoponto, realização de webinar e exibição de vídeos educativos. “Queremos disseminar reflexões sobre práticas sustentáveis e, com isso, inspirar outras pessoas e projetos também”, destaca a embaixadora do Coletivo, a bióloga Grazielli Pirovani, visando alertar a população para o consumo consciente, resíduos sólidos, coleta seletiva, entre outros temas.
Segundo Grazielli, o conceito de Lixo Zero é, sobretudo, um objetivo, uma meta a ser atingida a longo prazo pela sociedade. Ela destaca que a destinação correta dos resíduos pode gerar vários benefícios, tanto ambientais quanto econômicos, como a geração de renda para catadores ou criação de novos produtos dentro da economia circular, quando todo produto gerado pode ser integralmente reaproveitado. Há ainda os resíduos orgânicos, que podem ser compostados e transformados em adubo que ajuda a fertilizar a terra e gerar novas plantas e alimentos.
Inscrições
As inscrições para a Semana serão realizadas até dia 22 de outubro pelo no link da página do Coletivo no Instagram(@lixozero.vix), onde também podem ser encontradas todas as informações, além das programações já inscritas. O evento também acontece em mais de 100 cidades do Brasil, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.Neste ano de eleições, o Instituto Lixo Zero Brasil lançou o programa Representa Lixo Zero, que, junto com os coletivos espalhados pelo Brasil, funciona como uma ferramenta de engajamento e mobilização de líderes.
A ideia é orientar a jornada dos que disputam as eleições para valores da ética, eficiência, visão de futuro e economia e abrir espaço para a apresentação de propostas de governo dos futuros gestores e legisladores públicos com foco na sustentabilidade. Em Vitória, os candidatos que estão representando esse movimento são: Fabrício Gandini (Cidadania) para prefeito, e vereadores Bruno Malias (PSC) e Patrícia Hulle (Cidadania).
Confira algumas ações da Semana:
Dia 23/10, às 8h – Rua José Gomes Loreto, 161 – Goiabeiras
Inauguração de um ecoponto de recolhimento de óleo de cozinha usado no Bairro de Goiabeiras, feito pela comunidade.
Dias 24 e 25, das 8 às 11h na Praça do Papa
Limpeza da praia e conscientização ambiental, terapia ocupacional com todas as faixas etárias, principalmente com as pessoas vulneráveis.
Todos os dias – das 9 às 18h – Núcleo Camaleão – Rua do Canal, Jardim da Penha
Recebimento de óleo de cozinha usado, bucha de cozinha, pilha e bateria, nos Ecopontos do Núcleo Camaleão.
Dia 24, às 15h30, na Praia da Guarderia, em Vitória
Encontro de amigos e interessados em colaborar e contribuir com o cuidado do Nosso Jardim – nosso ambiente, nossa casa, nosso corpo. A programação inclui limpeza da praia, aula de yoga, distribuição de mudas de suculentas, compartilhamento de comidas e ideias sustentáveis.
Dia 01/11 às 8h – Ponto de encontro, Av. Abdo Saad – EPA de Jacaraípe
Caminhada ecológica para coleta de garrafas de vidro dispersas inadequadamente em bairros de Jacaraípe, Serra. Com a Catrash, Green Ambiental e voluntários.