Nos primeiros 30 dias da coleta seletiva implementada em Parintins, com dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cerca de 25 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos e destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin), no Amazonas (AM).
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), contabiliza os ganhos da coleta seletiva como prática decisiva para poupar o meio ambiente, a saúde pública e gerar renda.
“Além de proteger o meio ambiente, a coleta seletiva trabalha a parte social e econômica porque gera lucro”, comenta o subsecretário da Sedema, Alzenilson Aquino.
Ele destacou o apoio que o prefeito Bi Garcia tem destinado aos catadores de materiais recicláveis. “O apoio do prefeito Bi Garcia é fundamental para a Ascalpin que agora dispõe de um galpão de 350 metros quadrados com toda estrutura física adequada para receber o material reciclável. Com o resultado da coleta seletiva queremos fortalecer ainda mais a Associação dos Catadores, gerando renda para os associados”, informou.
A Ascalpin também recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção Social, um aporte de R$ 130 mil para aquisição de balanças, prensas e triciclos motorizados. Depois de prensado todo material é comercializado em Manaus.
A Prefeitura pretende ampliar a estrutura de PEVs que hoje estão em dez pontos, para que mais secretarias e escolas abracem a causa. Um dos ganhos é quanto aos estudantes que já levam materiais de casa para os pontos de entrega voluntária. (Fonte: Alvorada Parintins)