DivulgaçãoDivulgação/Governo do Maranhão

‘A fita é reciclar’: vídeo destaca importância dos catadores de recicláveis

O projeto Catei está com novidade no ar. Na última sexta-feira (14), a iniciativa lançou o vídeo da música “A fita é reciclar”, que está disponível em seu canal oficial no YouTube e nas principais plataformas digitais.

A canção é uma composição de Ian Fabris e Loops On, com produção musical de Loops On, vocais de Taynaah Reis, Ian Fabris e Loops On, guitarra de Thiago Rodrigues, bateria de Alexandre Kosteczka.

Já o clipe tem roteiro/direção de Kauane Zampiva e André Luiz Bischof Pizzatto (conhecido agitador cultural em Guarapuava, no Paraná), imagens de Zampiva, Pizzatto e Natan Almeida, edição também de Zampiva.

“A fita é reciclar” tem letra e imagens que procuram dar visibilidade aos catadores de recicláveis e conscientizar sobre a reciclagem. A trajetória de uma catadora de materiais recicláveis permeia o material. Seu depoimento abre o clipe, quando ela fala sobre a desvalorização dessa atividade: “…a sociedade não vê o catador como uma profissão”, denunciando que os catadores são invisíveis para a sociedade. O nome dela é Lia (Maria José de Oliveira Santos) e sua profissão é catadora de materiais recicláveis. “Que as pessoas respeitassem os catadores”, diz.

Projeto

O Catei é uma iniciativa da Cooperativa dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana (Catamare). Criado em 2020, o projeto não tem fins lucrativos e é formado por voluntários e cooperados da Catamare.

Batendo de frente contra o preconceito, o Projeto Catei busca sempre empoderar os trabalhadores da coleta e separação de materiais recicláveis, na luta por respeito e oportunidades iguais para todos. O Catei também tem
página no Facebook e no Instagram. (Fonte: Coluna Notas Tropicais – Correio do Cidadão)

Compartilhe!