Divulgação

Trabalho e renda: Ascamari recebe marcenaria, fábrica de vassoura e produtos para fazer sabão

Com objetivo de ampliar a renda dos trabalhadores que atuam na coleta de matérias recicláveis, a prefeitura de Impertriz (MA), em parceria com a empresa Suzano, está em processo de instalação de uma marcenaria e uma fábrica de vassoura ecológica. Elas serão instaladas em dois galpões de pequeno porte que serão construídos na área da Associação dos Catadores de Matérias Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). A empresa ainda vai auxiliar os catadores com materiais para a produção de sabão. Além disso, a Organização Não-Governamental Batuk vai implantar um parque de recreação para crianças na sede da entidade. Os catadores também receberam ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“As atividades visam melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres que trabalham como catadores de materiais recicláveis em nossa cidade, com a agregação de valores a eles e seus familiares”, destacou a titular da Secretaria de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A fábrica de vassouras é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), encabeçado pela empresa Suzano, responsável pela contratação da empresa que irá instalar a fábrica e dar treinamento sobre a fabricação de vassouras e artesanatos de recicláveis para a Ascamari.

De acordo com o coordenador municipal da coleta seletiva, Jairo Sant´Ana, os catadores tiveram treinamentos sobre riscos de acidentes e uso de equipamento de segurança individual e agora serão, juntos com familiares, capacitados para atuação na produção de móveis. No que diz respeito a fabricação de vassoura, além do curso de capacitação, relacionado aos funcionamento de máquinas, eles terão o curso de artesanato com materiais reaproveitados.

Na produção de móveis será utilizada madeira encaminhada para Ascamari, através da coleta seletiva e de parceiros. Na parte de fabricação de vassoura a principal matéria-prima será garrafas pets.

Desde 2017, quando passou a ser desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o projeto de coleta seletiva tem transformado vidas e garantido inclusão social aos agentes ambientais da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz.

Um dos exemplos é a catadora Maria Antônia da Silva, de 45 anos. Mãe de cinco filhos e avó de três netos, ela teve sua vida mudada radicalmente após a coleta seletiva. “Esse projeto vem gerando coisas boas em minha vida, dos filhos e dos meus netos. Graças a coleta seletiva pude construir minha casa e sair do aluguel. Agradeço também seu Zezinho (José Ferreira), presidente da associação, e todos aqueles que participam do projeto”, acrescentou.

Além de gerar emprego e renda, para os catadores de materiais recicláveis, a coleta seletiva também promove a melhoria e preservação do meio ambiente. O material coletado é destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), que fica na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 250 famílias são beneficiadas, direta e indiretamente.

Para manter contato com a equipe da coleta seletiva os interessados devem ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564.

Compartilhe!