A CIRSOL busca criar um debate acerca dos impactos dos resíduos sólidos para a realidade climática que o mundo vivencia. Ações para o futuro vão ser discutidas e evidenciadas e também serão observados os avanços no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas foram estabelecidas pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).
A Conferência debaterá sobre os resíduos sólidos e as 21 instituições correalizadores da conferência assinaram o memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Contando com 140 palestrantes de mais de 17 países, o evento segue até a sexta-feira (18) e será a primeira conferência sediada no Brasil a discutir a relação entre o descarte de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente.
Durante três dias, a temática “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas” estará em destaque a partir de uma programação diversificada e desenvolvida na modalidade presencial e virtual, com transmissão online.
Seguindo a amplitude de seus realizadores, a conferência também contará com uma significativa representatividade entre os participantes, reunindo o poder público, o setor produtivo e de serviços, a comunidade acadêmica e a sociedade civil, entre outros.
Conforme informações dos organizadores, a conferência será o maior evento no Brasil após a publicação da Lei 14.026/2020, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. No evento, está previsto o lançamento da Carta de Pernambuco, um documento-referência para um pacto nacional a ser cumprido.
No dia 17, gestores, secretários e prefeitos se reunirão para trocar experiências e ratificar os quatro eixos formados em Aracaju, em novembro passado, em reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A Conferência tem formato híbrido (presencial e virtual) e pode ser acompanhada na página do evento no YouTube.
Para saber mais sobre o evento e ver a programação, clique aqui.