As esponjas recebidas no Ecoponto serão enviadas para um programa nacional de logística reversa, junto às fabricantes de esponjas. O material coletado passará por um processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação, moagem, micronização e a extrusão. Os resíduos serão transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet. Esta matéria-prima será vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.
Além das esponjas usadas, o Ecoponto também recebe pilhas, baterias, óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos. Os recicláveis podem ser deixados no local 24h por dia, a qualquer dia da semana. Os demais materiais são recebidos durante o atendimento do coletor no local, de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.
Recicla Itajaí
O Ecoponto foi inaugurado em maio deste ano e faz parte do Programa Recicla Itajaí, que foi criado para incentivar o engajamento dos munícipes na separação de resíduos recicláveis. O programa realiza uma série de ações de conscientização e melhora na eficiência da coleta. Para colaborar é importante ter duas lixeiras em casa, uma para o lixo comum e a outra para recicláveis e ficar atento aos dias e turnos de coleta em sua residência.
________
Mais informações:
https://www.ambiental.sc/cidades/itajai/
reciclaitajai@ambiental.sc
https://www.instagram.com/reciclaitajai
WhatsApp: (47) 9 9718-5771
Leia também:
Itajaí lança plataforma interativa para descarte consciente de resíduos