Divulgação

Juiz de Fora cria “Dia Municipal Catadores de Materiais Recicláveis” e Programa de Incentivo

O dia 13 de novembro passará a ser considerado, em Juiz de Fora (MG), o “Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis”. Em evento nesta sexta-feira (12), a Prefeita Margarida Salomão assinará o decreto que institui a data. A cerimônia será às 8h30, na entrada do prédio da Prefeitura, e contará com a presença de representantes das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora. Como forma de homenagem, serão exibidos vídeos que contam a trajetória de catadores da cidade.

Em 13 de novembro, também é comemorado o Dia Mundial da Gentileza, criado para inspirar um mundo mais gentil. Assim, a celebração municipal traz a referência da gentileza e, como forma de agradecimento, leva à reflexão sobre a importância das atividades realizadas pelos catadores.

Para o secretário da SEDH, Biel Rocha, a iniciativa compõe uma série de ações que estão sendo realizadas pela gestão para o reconhecimento dos trabalhadores e a criação de condições de dignidade. “Catadores e catadoras realizam um trabalho essencial à vida, são agentes de meio ambiente. Esse trabalho gera impacto na redução da emissão de gases no meio ambiente e, ao mesmo tempo, garante renda para milhares de famílias e um desenvolvimento sustentável para o país”, pontua. O secretário enfatiza que a administração está empenhada em garantir proteção social para os catadores. “Apesar de toda a contribuição, ao longo dos últimos anos, os catadores e catadoras sofrem com péssimas situações de trabalho, sem adequada proteção social. Com essa preocupação, a prefeita pediu para trabalharmos pelo reconhecimento, valorização e melhoria das condições de trabalho dessas pessoas”, afirma.

Programa de incentivo

Desde julho deste ano, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza encontros semanais com catadores de materiais recicláveis. Em prol de melhorias para essa classe, as reuniões contam com a participação de representantes da Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); da Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); e da Associação De Catadores Lixo Certo (Alicer), juntamente com a Secretaria de Governo (SG); a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a fim de estabelecer diálogo e criar ações efetivas.

Para oficializar as ações que já estão sendo realizadas, a prefeita também assinará nesta sexta-feira (12), o documento que cria o Programa de Incentivo às Cooperativas e/ou Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta que o Programa será essencial para formalizar o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Toda semana nos reunimos com as associações na Secretaria de Governo para trabalhar por melhorias para os catadores da nossa cidade. A criação do Programa de Incentivo vai oficializar os nossos próximos passos, já que é um desejo da administração valorizar as associações e reconhecer o trabalho dos catadores”, destaca.

De acordo com a diretora-geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, “o Programa irá beneficiar todas as associações e cooperativas já existentes no município ou aquelas que virão a ser criadas futuramente”. O Demlurb será responsável pela coordenação do Programa, devendo cadastrar e manter atualizada a relação e documentação das cooperativas e/ou associações interessadas, dentre outras funções. Além disso, o decreto atende ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Compartilhe!