De acordo com um novo estudo realizado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, o ESG (ambiental, social e governança) é uma prioridade tanto para as empresas quanto para os consumidores. Mais de 70% dos executivos entrevistados veem o ESG como um facilitador de receita, e 76% dos entrevistados relataram que é fundamental para sua estratégia de negócios. Além disso, cerca de dois terços dos consumidores entrevistados relataram que a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social são muito ou extremamente importantes para eles.
No entanto, os desafios relacionados aos dados foram apontados como um obstáculo importante para atingir as metas relacionadas à sustentabilidade. Tanto executivos quanto consumidores relataram ter dados insuficientes para tomar decisões de compra, emprego e investimento ambientalmente sustentáveis. Dados inadequados foram apontados como o maior desafio por 41% dos executivos entrevistados, seguido por barreiras regulatórias em 39%.
Apesar dos desafios, o estudo destaca a importância do ESG para o sucesso dos negócios, com 72% dos entrevistados abordando o ESG como um facilitador de receita em vez de um centro de custo e 45% esperando que os esforços do ESG resultem em maior lucratividade. Além disso, mais de 70% dos consumidores estariam mais dispostos a se candidatar a um emprego em uma empresa que consideram ambientalmente sustentável ou socialmente responsável, com mais de 40% dispostos a aceitar um salário menor para trabalhar nessa empresa.