O Governo do Maranhão lançou o edital do Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial) no valor de R$ 400,00 para catadores do estado. O Objetivo é ajudar os trabalhadores do segmento a enfrentarem as adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.
Segundo o edital, o cadastramento é destinado para catadores e catadoras de resíduos sólidos, vinculados a associações e cooperativas, conforme previsto pela Lei Estadual Nº 11.380. O cadastramento estará disponível para consulta a partir de 1 de março de 2021 e os interessados deverão acessar o site.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, informou que o processo para início do pagamento do auxílio emergencial terá início no mês de abril. “Após a sanção da lei, feita pelo governador Flávio Dino, estamos realizando a abertura de edital para que catadores e catadoras de resíduos sólidos sejam cadastrados pelas associações e cooperativas para que tenham acesso ao benefício”, explicou.
Sobre o auxílio
O Programa de Renda dos Catadores Maranhenses é uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.
Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente. (Fonte: G1 Maranhão)