Licenciada Pixabay

Moda circular: app inédito ajuda a encaminhar roupas para a reciclagem

O aplicativo Plataforma Circular Cotton Move, iniciativa inédita no setor de Moda global, acaba de ser lançado e está disponível para download na Apple Store e Play Store, através do QR Code do projeto. A plataforma também é acessível pelo desktop em plataformacircular.app.

O foco da plataforma é reduzir o desperdício têxtil e aumentar a escala da reciclagem de roupas de algodão no país, gerando novos produtos com fibras recicladas.

Os produtos, sejam eles tecidos ou confecções, são desenvolvidos a partir de processos industriais certificados e seguindo princípios de circularidade.

Mesmo com o aumento de iniciativas para a extensão do ciclo de uso das roupas, o problema do desperdício é gigante. Segundo estimativa da Fundação Ellen Macarthur, um caminhão de lixo têxtil é depositado em aterro ou incinerado a cada segundo no planeta; e menos de 1% do material usado para produzir roupas é reciclado em novas roupas.

A plataforma gerencia um sistema de logística reversa que já conta com mais de 200 pontos de descarte e/ou aquisição de novos produtos, nas 5 regiões do país, que serão encontrados por meio de uma ferramenta de geolocalização, disponível agora ao público.

Roupas de algodão em fim de ciclo de uso poderão ser levadas a coletores dispostos nas lojas das redes varejistas: C&A, Reserva e Youcom – participantes pioneiras no projeto. Além das roupas de pós-consumo, a plataforma também reinsere no ciclo produtivo os descartes têxteis de pré-consumo das empresas parceiras.

As fibras recuperadas serão utilizadas no desenvolvimento dos produtos que voltarão às lojas, sem a adição de fibras sintéticas, valorizando assim a reciclabilidade do algodão. O público poderá levar aos pontos de descarte peças que contenham fibras de algodão, como calças jeans, sarjas, peças em malha e outras.

As peças serão coletadas em parceria com a empresa B certificada, Retalhar, especialista na logística reversa de resíduos têxteis. Peças consideradas não-recicláveis serão destinadas a outros usos, garantindo um processo “aterro zero”. A parceria com a COMAS® possibilitará que demais excedentes sejam transformados em peças autorais por meio do Sistema COMAS® de Upcycling Raiz (UpR).

Os novos produtos obtidos no processo de reciclagem serão desenvolvidos pela Cotton Move, em parceria com as empresas Vicunha Têxtil, Cambos e Dalila Têxtil.

Segundo explica José Guilherme Teixeira, fundador da Cotton Move – empresa de soluções têxteis circulares idealizadora do projeto – a plataforma representa um elo entre produtores, indústrias, comércio, varejistas e consumidores: “Temos como objetivo estruturar relações colaborativas de produção e consumo, e processos rumo à Economia Circular, em escala nacional”.

A plataforma também terá seu próprio Blog, onde serão publicados e notificados ao usuário posts sobre soluções de circularidade, gestão compartilhada de resíduos, plantio de algodão e inovações lançadas pelos parceiros.

“Acreditamos que a Moda pode tornar-se uma referência de boas práticas em sistemas de logística e manufatura reversa, como já acontece nos setores de agroquímicos e medicamentos”, conclui José Guilherme.

Rastreabilidade

Em breve a plataforma irá oferecer um sistema de rastreabilidade por meio do projeto Rastra by Cotton Move, onde fluxos de materiais serão mapeados nas sucessivas etapas de pré e pós-consumo.

Será utilizada a tecnologia blockchain para registro de materiais coletados e utilizados na produção, atributos de sustentabilidade, certificações e atores envolvidos no processo. As informações serão acessíveis ao consumidor por meio de QR Codes, promovendo transparência sobre o ciclo de vida dos produtos e credibilidade sobre seus atributos.

Compartilhe!