O Piri Recicla é um movimento de voluntários que se disponibilizaram a trabalhar e incentivar a coleta seletiva em Pirenópolis (GO). O projeto é uma realização da COEPi (Comunidade Educacional de Pirenópolis) e teve como motivação inicial o incômodo com a questão do lixo na cidade.
Há exatamente um ano, em agosto de 2020, um grupo de jovens preocupados com a gestão de resíduos sólidos na cidade criou um movimento com intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas para adotarem hábitos mais sustentáveis. A proposta não se resume à reciclagem, mas também visa incentivar a população a repensar hábitos e reutilizar materiais que possivelmente iriam parar no lixo.
Recentemente, o Piri Recicla criou um grupo no Facebook, chamado Rede de Trocas de Pirenópolis, para conectar pessoas que estão se desfazendo de algo, com outras podem se interessar por aquilo. A ideia é promover trocas e doações de todo tipo de material e evitar jogar no lixo materiais que ainda podem ser úteis para outras pessoas.
No grupo, as pessoas podem tanto oferecer quanto procurar coisas. De roupas a eletrodomésticos, o que importa é não jogar no lixo e tentar achar quem reutilize. Vale lembrar que não é um espaço para vendas, e sim, de trocas/doações.
Ações do grupo Piri Recicla
Além de integrar a rede de trocas, os participantes do grupo na rede social podem participar das ações do movimento. A última ação realizada foi um mutirão de limpeza do Rio das Almas que aconteceu no dia 14 de agosto, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Um novo mutirão está previsto para o dia 19 de setembro, pelo Dia Mundial da Limpeza.
A COEPi também recebe caixinhas de leite e garrafa pet para reciclagem. O horário de entregas é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Todas as atividades do movimento podem ser acompanhadas pelo grupo do Facebook e pelo Instagram. Quem quiser contribuir de alguma forma, pode entrar em contato direto pelo Insta ou ligar no número (62) 3331-1990.
Outras formas de participação
O movimento ressalta que mesmo quem não pode se voluntariar, pode fazer a sua parte até mesmo dentro de casa. Veja pequenas ações podem fazer a diferença:
- Começar a separar seu o lixo pois a coleta seletiva vem aí;
- Separar e depositar garrafas de vidro na caçamba localizada na entrada da Ponte Velha;]
- Separar caixinhas de leite e garrafas PET e entregar na COEPi para fazer mudas (passe uma água antes para tirar resíduos);
- Entregar remédios vencidos/velhos na Farmácia Municipal, em frente a Prefeitura;
- Fazer sabão com óleo de cozinha usado;
- Fazer compostagem do lixo orgânico;
- Recusar canudos, sacolas e tudo o que for descartável;
- Levar sacola reutilizável quando for fazer comprar;
- Combinar com o seu delivery favorito de deixar um pote lá, e assim evitar as marmitas;
- Ajudar a disseminar essas informações. (Fonte: Agita Perinópolis)