Orlando Kisnner/SMCS

Pesquisa Ciclosoft 2020 mostra panorama da coleta seletiva e logística reversa no Brasil


Em 2020, em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completou 10 anos, e o mundo foi atingido pela pandemia do novo Coronavírus, a Pesquisa Ciclosoft foi totalmente ampliada e reformulada para entender as alterações causadas por esses fatores, bem como aprofundar os indicadores e trazer informações precisas sobre a cadeia de reciclagem no Brasil.

O levantamento apontou que, nos últimos dez anos, o crescimento na coleta seletiva no Brasil foi de 186% e 1.269 municípios brasileiros já contam com o serviço de coleta. A pesquisa demonstra que a pandemia causou impactos relevantes na cadeia recicladora, levando à paralisação total ou parcial de organizações de catadores, afetando a renda dos trabalhadores e o preço de venda dos materiais.

A Pesquisa Ciclosoft 2020 realizou consulta a 341 municípios em todo o país, abrangendo 35% da população brasileira; entrevistou 549 organizações de catadores, responsáveis pelo emprego de quase 15 mil pessoas; e ouviu 12 especialistas na área de resíduos sólidos, que abordaram os avanços e desafios na implementação da PNRS.

Essa edição da pesquisa foi elaborada pela MAPA.SA Consultoria e Análises Socioambientais, com coordenação do CEMPRE e patrocínio da sua associada Tetra Pak. Os dados completos podem ser acessados no site ciclosoft.cempre.org.br.

Compartilhe!