Às vésperas de 2024, a grande maioria das empresas está focada nas atividades que serão desenvolvidas no próximo ano. Mas, considerando os planos da sua empresa, é possível afirmar que o ESG (políticas definidas, planejadas e implementadas com preocupação ambiental, social e de governança) está entre as prioridades?
Implementar os princípios ESG não é um desafio complexo. A ideia é integrar esses princípios a todas as atividades desenvolvidas pela corporação para gerar impactos positivos. Também não exige grandes investimentos, mas sim, priorizar práticas que gerem benefícios ao meio ambiente, à sociedade e que aprimorem a governança. Veja alguns exemplos simples.
Para começar, avalie o uso consciente de recursos essenciais na empresa, como a água e a energia elétrica consumidas. Se constatar excessos, o primeiro passo é otimizar a geração e o uso para poupar esses recursos.
A gestão de resíduos sólidos é outro aspecto importantíssimo a se considerar. Atualmente 13 estados e o Distrito Federal já normatizaram sistemas de logística reversa de embalagens, o que torna indispensável o compromisso das empresas nesse sentido. Porém, mais do que cumprir o complience, é preciso ter a mente aberta aos benefícios socioambientais que podem ser alcançados, como o fortalecimento da cadeia de reciclagem no país, em especial das organizações de catadores de materiais recicláveis. No caso de empresas que lidam com resíduos orgânicos, vale lembrar a necessidade de um projeto que comtemple também a compostagem.
Ainda na esfera social, é importante adotar uma cultura real voltada à diversidade, equidade e inclusão, estabelecendo códigos de ética e conduta.
A governança deve ser igualmente examinada, de modo a se garantir relações empáticas e transparentes junto aos stakeholders, seguindo práticas éticas em todas as interações.
Portanto, antes de finalizar o planejamento da sua empresa para 2024, analise cada atividade futura, considerando seu impacto ambiental, social e a gestão dos stakeholders envolvidos. Dessa forma, será possível alinhar as práticas aos melhores padrões, promovendo resultados financeiros expressivos, sem prejuízos sociais ou ambientais.
Quando se engajam às práticas ESG, as empresas passam a contribuir para um mundo mais sustentável e equitativo, além de garantirem êxito em um mercado cada vez mais consciente e exigente. A reflexão sobre essa perspectiva é fundamental.
Sistema de logística reversa
Se os planos da sua empresa incluem a implementação de um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo no próximo ano, antes, você precisa saber que a MAPA.SA é uma consultoria socioambiental especializada nesse tipo de serviço. Para isso, criamos o MAPA.LR, um programa de logística reversa, desenvolvido em parceria com consultorias presentes em todas as regiões do país. Desde 2019, o MAPA.LR já recuperou mais de 60 mil toneladas de materiais recicláveis, apoiando cerca de 60 cooperativas por meio de ações estruturantes.
Fale com a gente e saiba como iniciar o processo de recuperação das embalagens que sua empresa coloca no mercado.
MAPA.SA Consultoria Socioambiental | (43) 3361-5246 | contato@www.mapa.sa.com