ReproduçãoGetty Images/iStockphoto

Sete elementos-chave que definem o conceito de economia circular

Em muitas definições a economia circular se resume aos termos Reduzir, Reutilizar e Reciclar, mas ela vai muito além. Para definir a maioria dos termos ligados à economia circular o Circle Economy – grupo apoiado pela ONU Meio Ambiente – mapeou diversos termos e definições usados ao redor do mundo. Depois de interpretar e agrupar esses termos, o grupo definiu sete elementos-chave que definem o conceito de circularidade econômica. Saiba quais são!

Priorizar os recursos regenerativos – Garantir que recursos renováveis, reutilizáveis e não tóxicos sejam utilizados como materiais e energia de maneira eficiente.

Preservar o que já foi feito – Manter e reparar recursos enquanto estão em uso, para estender sua vida útil e dar-lhes uma segunda vida através de estratégias de devolução.

Fazer do desperdício uma fonte de recurso – Utilizar resíduos como fonte de recursos secundários, por meio da recuperação, reutilização ou reciclagem.

Repensar o modelo de negócio – Criar maior valor e alinhar incentivos por meio de modelos de negócios que se baseiem na interação entre produtos e serviços.

Design para o futuro – Olhar a perspectiva dos sistemas durante o processo de design, para usar os materiais certos e projetar para uma vida útil mais prolongada.

Incorporar tecnologia digital – Otimizar o uso de recursos que fortaleçam as conexões entre agentes da cadeia de fornecimento, através de tecnologias digitais que forneçam insights.

Colaborar para criar valor conjunto – Trabalhar em conjunto ao longo da cadeia de fornecimento, interna e externamente, para aumentar a transparência e criar valor conjunto.

Compartilhe!