Divulgação/PMPG

Wenceslau Braz será o 4° município paranaense a reciclar o isopor

O isopor, conhecido comercialmente como poliestireno, é um material considerado não reciclável em muitas cidades brasileiras, todavia, grandes metrópolis, como São Paulo e Curitiba, já reciclam esse material. Existem empresas especializadas no processo de derretimento e transformação do poliestireno reciclado. No Estado do Paraná, somente três municípios fazem a coleta de isopor para destinação adequada: Londrina, Ponta Grossa e a capital Curitiba.

Nesta terça-feira (6), se reuniram no prédio da prefeitura o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Luiz Rodacki, a equipe de Consultoria Ambiental da Obra do Contorno-Sul e o Prefeito Athayde Ferreira dos Santos, o Taidinho. A pauta da reunião foi a destinação correta do isopor. Durante o encontro foi sugerido pelos consultores a realização de uma parceria com a Associação da Reciclagem de Wenceslau Braz (APRES), para divulgação em conjunto com a Prefeitura, da coleta do novo material.

A consultora Adriane explica que essa ideia veio de uma conversa em que os colaboradores da obra do Contorno-Sul descartavam os marmitex de isopor no lixo comum, por não ser coletado pela APRES e acabavam tendo como destino o aterro controlado de Wenceslau. “O isopor acaba diminuindo a vida útil do aterro por também ocupar volume considerável, e pode agregar para APRES nas vendas” comenta Adriane.

O Prefeito Taidinho, que foi simpatizante da ideia, contou aos consultores sobre a história da APRES, e que a venda do isopor ajudaria a complementar o ganho na venda de outros reciclados. O secretário Roberto Luiz Rodacki acrescentou que o preço do quilo de isopor está com valor maior que do plástico, sendo portanto, viável para a APRES essa coleta diferenciada por não haver custo adicional. “Com o mesmo caminhão que a APRES já coleta o reciclado, coletará o isopor bairro a bairro, a logística não muda”, completou o secretário. (Fonte: Folha Extra)

Compartilhe!